Joca das Carrancas


Comecei no artesanato no ano de 1985, depois que vi uma pessoa exibir uma linda talha de um preto velho e toda vez que chegava na janela do desse vizinho eu via esta tal peça, eu focava olhando e admirando-a.
Um dia perguntei a ele, você me empresta essa talha?
O nome talha já foi ele que tinha mim dito o nome, eu não sabia. Ele disse que me emprestaria, daí então fui à serraria comprar uma tora de madeira, peguei para fazer tábua aparelhas, isto era com determinado centímetro e bem certinha.
Perguntei também qual era a ferramenta que eu poderia usar, pois eu queria fazer talhas, falaram formão, goiva e gojovil, eu não conhecia, porém, me mostraram, disseram como afiava (na serraria). Fui comprar as ferramentas, me lembro como se fosse hoje, comprei dois formões, uma goiva, 1 forma larga e 1 uma fina.
Estou com a tábua, das ferramentas faltava as lixa para madeira, mais em seguida comprei, depois que estava com tudo em mãos, comecei a desenhar a figura do preto velho nas tábuas. Depois comecei a entalhar, tomava muita pancada na mão esquerda, chegava a ficar um pouco inchada e dolorida. Mais não desisti porque a vontade de aprender era maior, fiz uma 10 mais ou menos e fui vender nas ruas do Recife-PE, pois, na época eu morava numa cidade chamada Jaboatão dos Guararapes-PE, no grande recife, a minha primeira tentativa não consegui vender nenhuma. Perto do mercado de São José, lá tinha muitas. Foi aí que resolvi ir para a cidade de Goiana-PE, onde eu nasci e me criei. Foi então que vendi umas três peças, com isso comecei a ficar animado. Depois eu estava em Piedade (na praia), lá eu vi um cara pegando um pedaço de pau que não queimou na fogueira, pois era época de São João e fez uma peça chamada “Carranca”, fiquei olhando e perguntei o que é isso? Ele me respondeu uma carranca, esta peça eu não conhecia, então passei a fazer essa tal “Carranca”, onde até hoje continuo fazendo elas como mostra nos documentos e inclusive já vendi para vários lugares do mundo como para Itália, França, Alemanha, Espanha, Suíça, fora os que não sei.

João Galdino da Silva
Artesanato de Madeira

Dados Pessoais

E-mail Público: jocadascarrancas@gmail.com

Telefone Público: (81) 99793-9235

CEP: 55900-000

Logradouro: VEREADOR JOÃO BEZERRA

Número: 257

Complemento: CASA

Bairro: LOTEAMENTO N. S. DA CONCEIÇÃO

Município: Goiana

Estado: PE

Endereço: VEREADOR JOÃO BEZERRA, 257, CASA, LOTEAMENTO N. S. DA CONCEIÇÃO, 55900-000, Goiana.

Artigos Relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo