Tribo de Índio Ôruba

A Tribo de índio Ôruba foi fundada no dia 08 de outubro do ano de 2014, pela Sr. Jaqueline Ribeiro e pelo seu esposo Marcos Antônio. Na época formava-se com um pequeno grupo de moradores daquela comunidade na rua Coronel Caruá nº02, em Goiana-PE.

Já no primeiro ano de fundação a Tribo de Índio Ôruba, se destacou em algumas ruas de Goiana e cidades vizinhas da nossa região, em que o intuito maior de seus fundadores é difundir e fortalecer a cultura de nossa terra, manter viva esta que remete aos nativos que aqui viviam, no ano de 2017 a tribo completou 3 anos de existência, hoje conta com o número de 60 componentes representando a cidade de Goiana nas competições existentes no Estado.

O baque desta tribo é composto por 5 componentes, responsável por encantar o público com seu som: Gaita, Surdo (bombo) e maracá, contando também com a voz, esta que serve para louvar os encantados.

As danças são compostas por todos os componentes da tribo, onde são feitas evoluções conforme o ritmo citado pelo baque, este que dita os movimentos específicos feitos pelos brincantes da tribo, contendo também as figuras impostastes dois ancestrais encantados, representadas pelo casal de cacique e feiticeiro (curandeiro), espião e mãe da tribo.

Danças: 

Perré, Toré, Macumba de Índio ou congada e cateretê.

Armas: 

Arco e flechas, Lança, Machado, Zarabatana e Escudo.

Fantasia:

Saiote, Tanga, Cocá, Pintura corporal, Punho, Apito, Cipó e Cabaça.

Instrumentos: 

Dois surdos (bombo), Gaita e Maracá.

error: Content is protected !!