Engenho Miranda

DCIM/104MEDIA/DJI_0018.JPG

Próximo aos limites que separam os municípios de Goiana e Condado está localizado um antigo engenho de fogo morto denominado Miranda, hoje cortado pela rodovia PE 62. De um lado está a antiga moita, ainda firme, porém sem a moenda, os tachos, e a caldeira, embora o piso marcado ainda dá mostra de como funcionava um engenho que viveu o período de mudança do banguê para o uso do vapor.

De um lado está a antiga moita, ainda firme, porém sem a moenda, os tachos, e a caldeira, embora o piso marcado ainda dá mostra de como funcionava um engenho que viveu o período de mudança do banguê para o uso do vapor. Do outro lado da rodagem está a imponente capela dedicada à Senhora SantAna.

As pessoas que atualmente frequentam a capela do antigo Engenho Miranda viajam de várias cidades de Pernambuco e da Paraíba. Elas chegam para agradecer a interseção de Feliciana Moraes Correa teria realizado junto a Deus. Eles veem agradecer a Chaninha, nome carinhoso que recebeu ainda em vida, antes de morrer em 1877 aos 15 anos de idade. Pelo que se sabe é que teria morrido de febre tifoide, doença tropical muito comum naqueles anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo