Capela de Santo Antônio do Engenho Novo

Capela do Engenho Novo Santo Antônio – Goiana – Roteiros PEA Igreja pertencia a terra do engenho novo, que foi arrendado pela Usina Maravilha, cujo atual proprietário é a Usina Santa Tereza. A capela ostenta um estilo eclético com grande influência neogótica na fachada e nas torres. Destaca-se em seu interior, no início da nave, uma placa com indicação de que ali foi sepultado um herói da restauração pernambucana, André Vidal de Negreiros. O oratório é simples e não possui muitas imagens. A capela é considerada Patrimônio Histórico Nacional pelo IPHAN desde 1938.

A usina que deu origem a vila foi construída em 1889 por Diniz Peryllo de Albuquerque Melo em terras que antes pertenciam a um engenho, que passou por mãos holandesas durante a invasão. Durante o século XX a usina chegou a possuir uma linha férrea, que acompanhava o curso do Rio Capibaribe Mirim até a sua foz no rio Goiana.


Movidos pelo mesmo ideal, participando das mesmas tocaias, escaramuças e batalhas, lutando ombro a ombro, sem ajuda de qualquer força exterior, mazombos, reinóis, índios, negros, criolos e mulatos conseguiram a expulsão do forte e bem armado invasor holandês e assim conquistou as suas próprias fronteiras.