Caboclinho Pena Branca

O caboclinho Pena Branca de Goiana foi fundado no dia 05 de maio de 2014, Por três amigos: Edmilson, Ypolito e Kelson, que por ter participado desde infância de outros caboclinhos no município de Goiana, resolveram fundar uma tribo para enaltecer e levar a frente tudo aquilo que aprenderam com os mestres ao longo do tempo.
Desde da sua fundação, participa do Carnaval de Goiana e cidades vizinhas, é integrante do Concurso de Agremiações do Carnaval do Recife, onde já se consagrou como campeão do grupo 02 (dois) e no carnaval de 2019, vice campeão do grupo um.
A denominação faz referencia ao Caboclo Pena Branca, que Nasceu em aproximadamente 1425, na região central do Brasil, hoje entre Brasília e Goiás, onde seu pai era o Cacique da tribo.
Pena Branca era o filho mais velho de seus pais e desde cedo se mostrou com um diferencial entre outros índios da mesma tribo, era uma extraordinária inteligência.
Na época não havia o costume de fazer intercâmbios e trocas de alimentos entre tribos, apenas algumas tribos faziam isto, pois havia uma cultura de subsistência, mas o Cacique Pena Branca foi um dos primeiros a incentivar a melhor de condições das tribos, e por isso assumiu a tarefa de fazer intercâmbios com outras tribos, entre elas a Jê ou Tapuia e Nuaruaque ou Caríba.
error: Content is protected !!