Bandas Musicais

Banda Musical Curica

A Curica – Sociedade Musical Curica, de Goiana, município da zona da Mata Norte de Pernambuco, é a mais antiga banda de música do Brasil. foi fundada no dia 08 de setembro de 1848 por José Conrado de Souza Nunes com objetivo de tocar em festas religiosas.

segundo a história local, quando foi fundada a banda não tinha nome nem fardamento, sendo conhecida como grupo José Conrado. certo dia quando se dirigia para tocar na rua direita, parou na frente da casa de uma senhora chamada iria e ofereceu-lhe uma polca. diante da execução, ela disse a uma das suas criadas que a música parecia dizer curi-ca-cá…curi-ca-cá…. dai surgiu a corruptela Curica, nome pelo qual a banda ficou conhecida.

na época do imperador d. Pedro II (06/12/1859), passou a fazer parte da guarda nacional, fazendo as honras da corte, fato que consolidou a cultura do município de goiana.

a banda teve em sua história diversos presidentes, entre eles José Carlos Cavalcanti borges, e entre os seus antigos sócios se encontram Getúlio Vargas e flores da cunha.

Banda Musical Saboeira

Há duas versões para a origem do nome:

A primeira diz que, como no início a banda não tinha fardamento próprio, os músicos tinham que lavar sua melhor roupa para se apresentar e por isso os adversários os chamavam de “saboeiros”, referindo-se ao sabão com que lavavam as roupas.

A segunda versão, talvez a mais aceitável, seria por causa da existência de um saboeiro (árvore cujo fruto quando friccionado produz espuma) junto à primeira sede da banda, surgindo então a corruptela Saboeira, nome pelo qual ficou conhecida.

Um dos acontecimentos mais marcantes da história da banda foi sua apresentação na visita do Imperador Pedro II à Goiana, em 1859. A Saboeira é a segunda banda de música mais antiga de Pernambuco e esteve sempre ligada à sorte do Partido Liberal, tanto nos triunfos quanto nos fracassos.

A rivalidade entre as duas bandas de música de Goiana, a Curica e a Saboeira sempre existiram e ainda é a mesma do passado, mas ambas são motivo de orgulho para o povo goianense e os pernambucanos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Botão Voltar ao Topo