Acorda Povo

O “Acorda Povo” vem se repetindo na cidade através dos tempos. Sempre no dia 23 de junho. Trata-se de uma homenagem a São João. Os fieis caminham com procissão a partir da meia- noite , cantando e segurando velas,Interrompem o trajeto apenas para entrar nas casas de pessoas amigas, previamente avisadas.

Ao grupo componente do “Acorda Povo” e oferecida uma mesa de iguarias da época (pamonha, canjica, pê-de-moleque etc) e bebidas a base do licor vinoso e mel de abelha urucu.

Essa procissão sai acompanhada de uma bandinha tipica com sanfona, caracaxá, zabumba, triangulo, pandeiro e ganza, acordando a cidade quedorme.Com muita animação e frêmitos ao compasso de dança meio exótica. No meio, a bandeira do santo com o seu carneirinho. Os participantes cantam alegremente:

“Que bandeira e essa / Que vai levantar / E de São João para festejar / Que bandeira e essa / Que se levantou E de São João primo do Senhor”.

A cidade histórica de Goiana começa então a se movimentar com fogueiras, quadrilhas, lanternas. bailões, milho assado etc. Tudo isso em louvor ao santo que batizou Jesus.