Igreja de Nossa Senhora do Ó (Ponta de Pedras)
O povoado surgiu no século XVI, precisamente no ano de 1589, quando apareceu na região, o primeiro missionário da Ordem Franciscana, Frei Antônio de Campo Maior. Com o objetivo de catequizar índios tabajaras-da-beira-mar, organizou uma missão, ao sul do acidente geográfico a Ponta das Pedras, sob a proteção de Nossa Senhora da Expectação – popularmente chamada de Nossa Senhora do Ó.
A fachada desta igreja é composta por uma porta central e duas janelas na parte superior. Outra porta dá acesso à torre sineira. Possui nave única, dois altares, altar-mor com dois nichos e coro em alvenaria. Situa-se em parte elevada de costas para o mar. Em meio ao núcleo urbano do povoado, com casas de veraneio ao redor. O adro é todo em calçada alta cimentado, tendo ao seu redor bancos em alvenaria.
Ponta de Pedras é a única localidade que temos conhecimento que celebra as festividades a Nossa Senhora do Ó em janeiro, nos anos pares e nos anos ímpares a festa é dedicada ao também Santo Padroeiro, Santo Amaro.