Praças de Goiana ganham nova vida através do Rap/Hip Hop.

Batalhas de rima acontecem semanalmente em várias praças da cidade, atraindo jovens de Goiana através da música.

Seja pela infraestrutura precária, falta de segurança ou o advento da internet que faz as pessoas preferirem ficar em casa, as praças goianenses não são mais o principal local de socialização da cidade como era antigamente.

Mas este cenário vem mudando desde que o movimento de rap/hip-hop de Goiana vem ocupando estes espaços públicos com sua música, atraindo grandes grupos de jovens interessados em praticar esta cultura, onde acabam se tornando uma opção de entretenimento até para os habitantes da localidade.

A dinâmica do evento acontece através das “batalhas de rima”, onde os MC’s disputam quem tem o melhor argumento dentro da sua combinação de palavras com o objetivo de derrotar o seu oponente, mas tudo isso com muita amizade inserida. As batalhas acontecem em clima de eliminatória, onde no final é decidido quem é o vencedor do dia com a participação de todos.

Em algumas batalhas, os primeiros colocados recebem até premiações, aumentando a competividade dos participantes e tornando uma motivação para que eles continuem a evoluir.

As primeiras batalhas de rima em Goiana aconteceram em meados de 2015, na Praça João Pessoa. Como ela também é conhecida por “Praça 13 de Maio”, o evento foi chamado de “Batalha da Rima na 13”, onde desde 2017 acontece religiosamente todos os sábados a noite, organizado por Durapsom MC. (tem vídeo no Canal do MATA Goiana mostrando o evento)
Atualmente, são realizadas 5 batalhas de rima por semana em 5 praças diferentes em Goiana. Segue a programação:

  • Terça-feira: Batalha do Carmo – Praça do Carmo | Horário: 19:30
  • Quinta-feira: Batalha do Wifi – Praça Julio Rabelo | Horário: 20:00
  • Sexta-feira: Batalha da Calçada – Praça de Flexeiras | Horário: 20:00
  • Sábado: Batalha da Rima na 13 – Praça João Pessoa | Horário: 20:00
  • Domingo: Batalha da Duque – Praça Duque de Caxias | Horário: 15:00

Perguntamos a Annyrisson Roberto, mais conhecido como “RT MC”, que também é organizador da Batalha da Duque:  “Qual a importância da realização das batalhas de rima nas praças de Goiana?”
RT MC – Além de expandir mais e mais, cada batalha fica próxima as comunidades, assim, pessoas que não tem acesso a alguma batalha por conta da localização, poderá presenciar outra que fique próxima de sua casa.

A intenção do movimento de rap/hiphop é conseguir fechar todos os dias da semana com batalhas de rima espalhadas por toda Goiana, ocupando outras praças da cidade que se encontram abandonadas.
Mesmo sem apoio municipal e com poucos recursos conseguidos no comércio, a juventude goianense mostra que dá pra fazer arte e cultura em Goiana periodicamente, e de quebra, ajudar a fazer uma cidade melhor restaurando hábitos da sociedade em conviver em espaços públicos.Siga o instagram das batalhas de rima para conhecer mais:
https://www.instagram.com/_batalhadaduque/
https://www.instagram.com/rimana13_official/
https://www.instagram.com/batalha_da_calcada/
https://www.instagram.com/batalhadowifi/
https://www.instagram.com/batalha_do_carmo

Escrito por Elthon Taurino. ( Movimento Mata Norte Goiana)